Generalidades
Os motores 4 tempos de motocicletas, ficaram conhecidos no Brasil como sendo sempre com regulagem de válvulas via parafuso e porca para ajuste, em função da Honda CG 125. Isto vem mudando.
Principalmente os motores DOHC (Duplo comando de válvulas), como a Honda Tornado/Twister; os motores 4t de motocross e muitos motores de 4 cilindros das motos de rua passarem a ter o sistema de regulagem de válvulas via calço de regulagem.
Para isto o mecânico precisa ter a sua disposição calços com diversas espessuras, para poder substituir o calço montado no momento no motor da motocicleta por outro, mais espesso ou mais fino, conforme o caso. Desta maneira a regulagem de válvulas fica perfeita.
Para saber qual calço o mecânico necessita, ele mede a folga de válvulas encontrada na motocicleta a fazer manutenção; verifica se a folga encontrada está abaixo ou acima do especificado pela fábrica; e decide então enquanto precisa alterar a espessura do calço para chegar a medida de folga desejada.
Os calços para regulagem de válvulas também são conhecidos pelo nome de pastilhas de regulagem de válvulas, os motores que as usam são chamados entre os mecânicos como motores pastilhados.
A maioria das motocicletas usa calços ou pastilhas com diâmetro de 7,48 mm (Tornado) e 9,48 mm (Válvula de descarga da CRF 450).
As pastilhas ou calços de 7,48 mm de diâmetro, fabricamos desde a espessura de 1,43 mm até a de 2,69 mm, em intervalos de 0,01 em 0,01 mm.
Já as de 9,48 mm fabricamos desde a de 1,20 mm até a de 3,50 mm, em intervalos de 0,02 em 0,02 mm.
Consulte também nossa tabela orientativa de motos e seu respectivos diâmetros de calço de regulagem:
- Linha Street
- Linha Off-Road
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