TWB INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Rua Paraíba nº 201 - 89012-130 - Blumenau - SC

+55 47 3340-5054

twb@twbnet.com.br

 

 

Primeiramente precisamos descrever os diversos pontos de folgas a checar quando da instalação de um comando de válvulas esportivo em um cabeçote já existente. São ao todo no mínimo seis pontos a verificar, como os mais importantes.

 

Vamos descrevê-los um por um:

  1. Verificar se as cames não batem em local estranho, tanto no cabeçote como nos balancins:
  2.  

    Para isto, monte o comando de válvulas dentro de seu cabeçote, primeiramente sem as válvulas e os balancins, e verifique girando o comando de válvulas com a mão, se ele não bate ou arrasta em algum lugar. Lembre-se que isto pode ocorrer em função do comando de válvulas com perfil diferenciado e em função de variações na fabricação dos cabeçotes. Corrija se necessário, desgastando o que for necessário no cabeçote.

     

    Resolvido isto, procure montar os balancins e verifique se o único ponto de contato entre os balancins e o eixo comando de válvulas, são unicamente as cames e a superfície deslizante dos balancins. Se necessário corrija desgastando levemente os balancins.

     

    Veja abaixo, desenhos representativos dos eventuais problemas.

     

    Came batendo no cabeçote pela parte de baixo, neste exemplo.

     

    Came já sem bater no fundo do cabeçote. Exemplo ilustrativo.

     

  3. Verificar se as travas de válvulas e pratos de válvula não batem nos retentores de guia de válvulas ou na própria guia de válvulas:

     

    Como os eixos comandos de válvula podem ter levante diferente do original, pode acontecer que eles movimentem tanto as válvulas que as travas ou os pratos de fixação das molas de válvulas encostem-se aos retentores de guia de válvulas ou nas guias de válvulas. Para testar isto, monte o comando de válvulas, os balancins e as válvulas; mas procurando não utilizar as molas de válvulas. Cuide para que o prato e as travas não se desmontem sozinhos. Eventualmente use um pouco de graxa para mantê-los unidos.

     

    Gire lentamente o comando de válvulas com a mão, forçando levemente as válvulas pelo lado da câmara de combustão contra o eixo de comando de válvulas, ou seja, faça os balancins encostarem-se nas cames. A regulagem de folga de válvulas seria o ideal que estivesse com folga zero antes de iniciarmos a verificação descrita acima.

     

    Folga mínima recomendada entre prato de válvulas e retentor no ponto de abertura máxima da válvula, ao redor de 0,50 mm.

     

    Girando agora o comando de válvulas com a mão, verifique no ponto de abertura máxima das válvulas se ainda existem condições de movimentar a válvula ao redor de no mínimo 0,5 mm até que as travas ou prato encostem-se ao retentor de guia. Se não houver esta folga, precisamos estabelecê-la , seja través do não uso do retentor , seja através de leve desbaste na ponta da guia de válvulas, seja através da troca da guia por outra mais curta ou usando um comando com menos levante. Veja desenho ilustrativo acima.

     

  4. Verificando atropelamento de válvulas:

     

    Pode ocorrer que em função de um eixo comando de válvulas com maior tempo de cruzamento, que as válvulas de admissão e descarga se toquem. Usando a montagem descrita no item dois, verifique na pior situação do cruzamento se ainda existe uma folga mínima entre as válvulas de 0,60 mm.

     

    Veja ilustração abaixo:

     

    Folga mínima recomendada entre as válvulas no cruzamento, ao redor de 0,60 mm.

     

    Maneiras de corrigir se estiverem muito próximas:

     

    - Diminuir levemente o diâmetro das válvulas, principalmente a de descarga;
    - Chanfrar levemente por baixo as válvulas;
    - Aliviar o máximo possível por baixo as válvulas;
    - Usar um eixo comando de válvulas com menor especificação de cruzamento;
    - Trocar / tentar um outro cabeçote. Notamos que existem variações na fabricação seriada dos cabeçotes, o que faz com que em certos cabeçotes tenhamos problema e em outros não.

     

    Evite utilizar cabeçotes com folga excessiva entre guias de válvulas e válvulas, pois pode ocorrer o atropelamento em função da oscilação das válvulas dentro das guias de válvulas.

     

    Válvulas em posição de atropelamento. Vai originar quebra do motor.

     

  5. Verificação de conflito entre balancim e prato de válvulas:
  6.  

    Pode acontecer que o balancim bata pela sua parte de baixo, no pratinho de válvulas. Isto não pode ser tolerado. Corrija, seja desgastando levemente o balancim neste ponto de contato, seja através de outro cabeçote, seja através de troca da sede de válvulas ou eventualmente uso de outro comando de válvulas. Veja ilustração abaixo.

     

    Balancim encostando-se ao prato de válvulas. Não pode ocorrer.

     

  7. Verificação da capacidade das molas de válvulas:

     

    Os eixos de comando de válvulas esportivos muitas vezes proporcionam um levante maior do que o original. Temos que verificar se com este levante adicional as espiras das molas de válvula não encostam entre si. Para isto deve se montar o cabeçote primeiramente só com a mola interna e cada válvula por vez, e girando o comando lentamente verificar se nada tranca, ou seja, a mola não está batendo espira com espira.

     

    Repita isto para cada válvula. Repita isto para a mola externa também. O ideal é que entre cada espira sobre uma folga reserva, no momento de abertura máxima da válvula. Esta folga reserva por espira deveria ficar ao redor de 0,25 mm. Por exemplo, se a mola tem 6 espiras , 6 x 0,25 = 1,50 mm.

     

    Folga entre espiras, que na posição de levante máximo deveria ainda ser ao redor de 0,25 mm por cada espira no mínimo.

     

    Neste caso, no ponto de levante máximo da válvula, seria bom se ainda se conseguisse movimentar a válvula mais 1,5 mm até que a mola chegue a seu comprimento de bloco, ou seja, não se comprime mais.

     

    Em alguns motores esta folga entre as espiras pode ser medida com o calibre de lâminas. Isto depende de espaço para acesso. Isto é um dos motivos pelos quais, certos eixos comandos de válvulas exigem molas especiais. Alguns fabricantes de comandos de válvulas vendem junto com o comando um jogo de molas de válvulas. Estas molas então são diferentes das originais, e permitem um levante maior.

     

  8. Verificando o comprimento de instalação das molas:

     

    O correto é que exista uma especificação com relação ao comprimento recomendado para a instalação da mola. Isto quer dizer que ao instalarmos a mola, na posição de válvula fechada, exista certo comprimento disponível para acomodação da mola. Podemos interferir neste comprimento com uso de calços sob a mola, com o formato do pratinho, com o comprimento da válvula, e com o cabeçote; este último muito em função da sede de válvulas.

     

    Acostume-se a seguir a recomendação do fabricante para este comprimento e desenvolva método para medir este comprimento em seu motor. Tome a atitude necessária para garantir esta medida em seu motor. Veja ilustrações abaixo.

     

    Comprimento disponível para instalação da mola externa.

 

 

Veja também:

 

Introdução | Como enquadrar corretamente os comandos de válvulas | Verificando folgas entre pistão e válvulas

 

 

 

TWB INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Rua Paraíba nº 201 - 89012-130 - Blumenau - SC - Fone/fax (47) 3340-5054 - twb@twbnet.com.br