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Recomendamos que entre o pistão e as válvulas sobre sempre de espaço, mesmo na pior situação, 2 mm. Veja ilustração abaixo:

     

    Vamos explicar melhor. Partindo do fato que você já leu e entendeu os artigos do site, explicando como se faz o enquadramento de um comando de válvulas bem como o artigo explicando sobre as folgas exigidas no cabeçote. Para verificar a existência da folga entre pistão e válvulas, recomendamos montar seu motor em caráter provisório com uma das válvulas de admissão, e usando como mola de válvulas uma mola bem macia, por exemplo, uma mola de pistonete de carburador de Honda Titan. Esta mola macia garante que com a mão você consiga, pressionando a válvula seja através do balancim, seja diretamente na válvula, movimenta-la com facilidade; mesmo perto do ponto de máxima abertura. Seu motor jamais deverá ser ligado nestas condições de medição de folgas!

     

    Você deve nesta montagem enquadrar seu motor exatamente conforme a ficha de enquadramento ou usando a regra que falamos anteriormente no artigo sobre enquadramento.

     

    Estando com seu motor montado em caráter provisório, e usando a montagem com o relógio comparador, verifique em diversas posições próximas ao redor do PMS de cruzamento, qual a folga que existe entre a válvula e o pistão, movendo a válvula com a mão e lendo no relógio comparador quanto que ela se movimentou adicionalmente até chocar-se com o pistão. Anote em que grau e que valores ocorreram de folga quando a folga for menor que 2 mm.

     

    Repita todo o processo para a válvula de descarga, novamente sem a presença da válvula de admissão. Recomendamos testar as válvulas de admissão e descarga sozinhas e em separado, pois senão, a movimentação de folga que mediríamos usando as duas juntas poderia ser unicamente a folga de atropelamento entre válvulas. Poderíamos neste caso estar medindo medidas não desejadas que nos levassem a conclusões erradas.

     

    Desmonte o motor e de posse das folgas, verifique quanto deve se retirar adicionalmente nas cavas de válvulas do pistão, para atingirmos 2 mm de folga. Veja ilustração abaixo. Este trabalho de retirada de material na cabeça do pistão deveria ser feito em alguma retífica especializada.  Você também pode fazê-lo sozinho, tendo alguma habilidade com o uso de micro retíficas, por exemplo, a Dremel.

     

     

    Após o serviço de alteração da cabeça do pistão, remonte o motor da mesma maneira descrito acima, e teste novamente as folgas. Se tudo estiver correto, desmonte novamente e siga para a montagem definitiva. Recomendo se possível não usar junta de cilindro e cabeçote que não seja metálica, para evitar alteração nas folgas. Eventualmente pode-se suprimir o uso da junta de cilindro. A folga entre pistão e válvulas neste caso deve ser medida já com as juntas que se usará ou não na montagem definitiva.

     

    Recomendamos no mínimo 2 mm de folga nestes locais na pior situação.

     

    Quando se usa taxas de compressão acima das originais, as cavas de válvulas a serem feitas ficam cada vez mais fundas na cabeça do pistão. Pode acontecer que a cabeça do pistão fique com espessura de parede muito fina para resistir ao esforço da explosão do motor. Pode ser necessário usar pistões especiais.

     

    Veja a região crítica indicada pelos traços vermelhos. O pistão pode vir a ficar fraco.

     

    A partir deste instante, seu motor ao ser desmontado e remontado, sempre deve ser montado enquadrando com precisão, pois do contrário pode ocorrer choque entre as válvulas e a cabeça do pistão. Do contrário, isto leva normalmente a grandes danos materiais em seu motor.

     

    Por isto, é necessário que seu motor passe a ser montado de uma forma bem consciente e perfeita, usando disco de grau, relógios comparadores e juntas sempre iguais. A montagem por pessoas não devidamente esclarecidas deve ser evitada.

     

    Também o pistão, quando for trocado, deve reproduzir exatamente o formato do topo do pistão do antigo.

     

    Sempre repor o pistão por um pistão com o mesmo formato de topo!

     

 

 

Veja também:

 

Introdução | Como enquadrar corretamente os comandos de válvulas | Verificando folgas no cabeçote

 

 

 

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